25/08/2021 - Notícias

Fundo de Previdência, participa de capacitação do Novo Comprev

2ª Turma conta com representantes de 20 institutos

Integrantes do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Mundo Novo - MS, Rogerio Fernando Cavalcante (Dir. Presidente), Paulo Sergio Pimentel (Dir. Financeiro), Anderson Adnes Veloso (Dir. de Benefícios) e João Laertes da Costa (Presidente do Conselho Curador), estão participando de 25 a 27 de agosto de 2021, no Hotel Vale Verde, localizado na Avenida Afonso Pena, 106, em Campo Grande MS, do Curso de Capacitação do NOVO COMPREV.

Respeitando os protocolos Covid-19, o evento está sendo realizado pela ADIMP - Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência de Mato Grosso do Sul, tem como público alvo Gestores dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), conta com 30 participantes que representam 20 institutos previdenciários de MS.

Conta com os instrutores: Dr. Leonardo da Silva Motta, Coordenador Geral de Normatização e Acompanhamento Legal, CGNAL da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. E, Antônio Mario Carneiro Pereira, Diretor Previdenciário do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema - IPRED. Representante da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais - ABIPEM nos grupos de trabalho da compensação previdenciária.

Programação do evento: 1º dia Legislação da Compensação Previdenciária, Concessão de Benefícios e Compensação Previdenciária; Controle de Acesso; e COMPREV na Pratica: Controle na Pratica.

2º dia: Conceitos do Novo COMPREV; Abertura de Requerimento; COMPREV na pratica: Abertura de Requerimentos; Cumprimentos de Exigências Analise Medica dos Requerimentos; Analise de Requerimentos; e COMPREV na Pratica: Analise de Requerimentos.

3º dia: Relatórios do Novo COMPREV; Requerimentos e Pagamentos; Operacionalização do pagamento; e BG COMPREV.

A compensação previdenciária entre os Regimes Previdenciários é basicamente, um acerto de contas entre o INSS e os RPPS, com a finalidade de que sejam repassados valores financeiros, proporcionais ao tempo de contribuição ao INSS, dos servidores que estiveram vinculados ao RGPS, mas que se aposentaram em regimes próprios.