15/03/2022 - Formação

FP de MN, participa do 4º Congresso Brasileiro de Investimentos para RPPS

Membros de conselhos e do Comitê de Investimentos do Fundo de Previdencia Social dos Servidores Públicos Municipais de Mundo Novo - MS, participaram, entre os dias 9 a 11 de março/2022, do 4º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS. O evento foi realizado no Centro Sul/Centro de Convenções de Florianópolis, promovido pela Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias de Estados e Municípios (ABIPREM) e na oportunidade reuniu mais de 1.000 congressistas de todo o Brasil.

Durante o evento, puderam atualizar seus conhecimentos sobre investimentos para RPPS e interagir com especialistas do mercado financeiro que estão entre os principais do Brasil.

Equipe de técnicos da Secretaria de Previdência Social, órgão do governo federal subordinado ao Ministério do Trabalho e Previdência marcaram presença, esclarecendo duvidadas dos gestores e abordando variados temas.

O presidente do Comitê de Investimentos do FPS, Rogerio Fernando Cavalcante, ressalta que que o congresso da ABIPEM tem como característica trazer informações para os regimes planejarem e executarem ações que resultem em maior proveito sem abrir mão da segurança.

“A capacitação é uma norma geral dos RPPS, uma exigência para nomeação ou permanência dos dirigentes, conselhos e do Comitê de Investimentos. Eventos desta natureza são essenciais para obter conhecimento através de conteúdos específicos”, ressalta o presidente.

Segundo o presidente do Conselho Curador, Joao Laertes, conhecer em detalhes as recentes alterações na legislação sobre o assunto foi de extrema importância.

O congresso representou uma oportunidade de obter novos conhecimentos com os melhores do mercado financeiro em investimentos de RPPS, sobre alterações na legislação. Além da oportunidade de interagir com especialistas em investimentos e gestores de outros RPPS.

A programação apresentadas durante o 4º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS foram divididos em 17 eixos. Cenário 2022 e os investimentos dos RPPS; Investimentos no exterior - novidades no mercado; Compra de títulos públicos - processo de compra e custódia; Política de investimentos e sua execução; Fundos de renda variável; Fundos em participação e fundos imobiliários; Meta atuarial x impacto nos investimentos; Fundos multimercado; Fundos de crédito e FIDC - Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios; A 4963 [resolução, de 2021, do Conselho Monetário Nacional - CMN e os novos DAIR - Demonstrativo de Aplicações e Investimentos dos Recursos e DPIN - Demonstrativo de Política de Investimentos; Fundos de renda fixa; Títulos de crédito privado e sua forma de aquisição; ALM - Asset Liability Management, (gestão de passivos e ativos) e os limites para aquisição de ativos de longo prazo; Empréstimo consignado; ETFs; Registro contábil das variações dos investimentos e as repercussões orçamentárias e financeiras no RPPS; e Certificação profissional dos RPPS.

Participaram do Congresso,  Rogerio Fernando Cavalcante, Joao Laertes da Costa, Anderson Adnes Veloso, Volney Gonçalves Tibes e Paulo Sergio Pimentel..